terça-feira, junho 09, 2009

O Coração das Trevas - Joseph Conrad



A narrativa tensa e cheia de nuances do polonês Jozef Teodór Konrad Korzeniowski, vêm a mais de um século causando discussões infindáveis sobre os embates antagônicos de luz e trevas, civilização e selvageria, razão e loucura; mas quando revisitada atualmente apresenta traços de isquemia literária.

“O Coração das Trevas” publicado originalmente em 1902, é considerado uma das maiores alegorias sobre a imersão sem retorno a uma viagem de autoconhecimento. Utilizando como pano de fundo a África negra, sendo tomada de assalto pela colonização inglesa, o autor que adotou a simplificação do nome Joseph Conrad, se utiliza de recursos literários quase sórdidos para gerar no leitor uma agonia crescente. A tensão aumenta através da narrativa lenta e detalhada das costas africanas, dos barcos a vapor, das nuvens de mosquito, dos negros longelíneos, dos europeus deslocados e claramente incomodados pelo ambiente.

A figura que assombra todo o livro é talvez uma das personagens mais complexas e herméticas que a literatura inglesa concebeu. O fascinante Kurtz.

Um homem da renascença por assim dizer, possível jornalista, músico, político, poeta e orador capaz de convencer multidões sobre um ponto de vista.
Negociante; branco e europeu, Kurtz, é aquele responsável pelo posto mais avançado dentro das “trevas” da selva, um milagre capaz de liderar os nativos e obter mais marfim que todos - mas que aos poucos se perde nas entranhas obscuras da selva e de si mesmo.

A história toda é narrada por Marlow, um aventureiro a serviço das companhias européias que recebe a missão de resgatar o homem Kurtz, de valor inestimável por causa de sua capacidade e intelecto, e que aos poucos está se tornando uma lenda.

Durante quase toda a narrativa conhecemos Kurtz através de relatos de terceiros, e quando percebemos estamos tão ansiosos e fascinados como o protagonista Marlow para encontrar aquele homem que teria atingido o limite da lucidez em meio a selva africana.

Certamente o capricho literário e a soberba da história são atemporais, assim como os principais dilemas emocionais propostos por Conrad, mas não pude deixar de notar que a força esmagadora dos relatos descritivos da África Negra, parecem ter perdido um pouco de sua razão de ser. Acredito que na época em que foi lançado o livro se apresentou ao seu leitor como uma amálgama muito mais rica, onde a colonização não era apenas um pano de fundo, mas também uma realidade, o livro não era histórico, mas uma denúncia poderosa e atual. Além dos embates crescentes entre civilização e selvageria, entre sanidade e loucura a realidade que saltava aos olhos era urgente e poderia ser conferida pelo leitor que se aventurasse no continente africano.A urgência de atualização temática ficou clara no filme Apocalipse Now, do diretor Francis Ford Coppolla.

Lançado em 1978, o longa transporta a obra de Conrad para o Vietnã, o Congo tornou-se o Camboja, mas a essência está lá. O limiar entre sanidade e loucura encontra agora os horrores da guerra, um fator exponencialmente mais perturbador na década de 70 do que a exploração de marfim na costa africana.

Kurtz é agora um coronel recluso no meio da selva inimiga, vivido
brilhantemente por um Marlon Brando tão verossímil quanto possível. O sucesso do filme deu nova luz a obra e uma nova geração que não conhecia Conrad decidiu ler “O Coração das Trevas” já tendo “experimentado” o filme.

Li o livro duas vezes. A primeira impressão à cinco anos atrás foi totalmente avessa a releitura que fiz a alguns meses.

Só percebi o poder da literatura que tinha em mãos após reler mais calmamente a obra de Conrad. Na minha primeira leitura fiquei afoito a espera do surgimento de “Marlon Brando”, coisa que só aconteceria no clímax final, assim como no filme; e também fiquei um pouco deslocado pela presença de uma áfrica colonizada tão comum para mim nos livros de história.

A isquemia estava aí. O livro não foi imaginado como histórico, mas como urgente e atual. Meu olhar captava a África de Conrad como um lugar exótico e paradisíaco ao seu modo, como em um documentário da National Geografics. O olhar não podia enxergar o “exótico” mas sim o “horrível”.

A tecnologia em maior ou menor escala atingiu todo o planeta, a globalização encurtou distâncias e em um piscar de olhos estamos as vésperas da primeira Copa do Mundo na África, estamos em um mundo desmistificado. O leitor contemporâneo desatento, que abre pela primeira vez a obra de Conrad, está condenado a ver tudo aquilo como “um relato sobre o passado histórico da colonização”.

Que pena.

A isquemia é a falta de sangue em um órgão ou tecido, e muitas vezes ataca de forma irônica o coração, centro do pulsar e da distribuição da vida, o local aonde todo o sangue está obrigatoriamente condenado a circular. Por isso, hoje vejo com tristeza o pulsar do “Coração das Trevas”: isquêmico, altamente dependente do olhar cauteloso do leitor, cada vez mais disperso. Curiosamente a abundância de atualidade e urgência, que sempre marcaram a obra, está prestes a matá-la com um infarto do miocárdio.
* Texto publicado também em minha coluna no site "Atibaia News"

22 Comentários:

Ricardo Antonio Lucas Camargo disse...

Meu primeiro contacto com a obra de JOseph Conrad foi o "Lord Jim", no qual uma das facetas mais interessantes é precisamente a fronteira entre a coragem e a cobardia - no momento de praticar o seu ato de bravura para ser reconecido pelos pares, Jim, demasiado humano, abandona um navio cheio de muçulmanos em peregrinação a Meca, na certeza de que ele afundará, e, mais tarde, verifica que ele chegou a seu destino, tripulado apenas pelos passageiros, desmoralizando, inclusive, a autoridade britânica em face dos coloniais -. No Coração das Trevas, a própria questão dos limites da sanidade e da insanidade, da lealdade e da rebeldia - Kurz era o mais dedicado dos empregados da Companhia até o momento em que decidiu, cansado do abandono, constituir o seu próprio reino, em meio à selva -, do homem da Renascença cansado de ser instrumentalizado pelo utilitarismo próprio da era da Revolução Industrial (tema que, por sinal, foi enfrentado por Max Weber em "Economia e sociedade"), do homem que detestava mentiras (Marlowe) tendo de mentir para poder perpetuar a melhor memória de Kurz. Por sinal, este quase nos recorda uma espécie de Lúcifer no "Paraíso perdido", de Milton: um Anjo brilhante converte-se, de repente, no Opositor do Eterno. Entretanto, o entusiasta do Ocidente, que, no início da sua carreira, desejava a ampliação das conquistas culturais da Europa, já via na destruição dos bárbaros a condição inafastável do progresso: até nisto, realmente, é um homem da Renascença, embora não deixe, modo certo, de evocar o Hegel da "Introdução à história da Filosofia". Enquanto o desejo de destruição recai sobre os bárbaros, nada mais faz do que exprimir a idéia de que estes apenas estorvavam o avanço civilizatório e roubavam o espaço reservado por Deus aos europeus - insetos daninhos, na expressão de Kafka, cuja melhor sorte seria, mesmo, a destruição -.

Anônimo disse...

Teгrific ρost but I wаs wаnting to knoω if yοu coulԁ writе a littе more on this subject?
I'd be very thankful if you could elaborate a little bit more. Thanks!

Check out my blog Silk�n Sensepil Reviews
My web page - www.Prweb.com

Anônimo disse...

An outstanԁing share! Ι hаve
just forwarded thіѕ onto a сo-wοгkеr who has beеn conduсting a little rеseaгch on thіs.
And he in fact ordered mе lunсh duе to the
fact that I stumbled upon it fοr him.
.. lol. So allow me to reword this.... Thankѕ for the meаl!
! But yеаh, thanx for spenԁing thе time to
discuss this topic here on your site.

Feеl free to vіsit mу weblog V2 Cigs

Anônimo disse...

We would adνiѕe stopρing by the
valuable wеb site foг mοre infoгmation and facts.


my weblog :: flex belt coupon

Anônimo disse...

After looking at a hanԁful of the blog articlеѕ on youг sitе, Ι seriοuѕly like yоur
technique of ωriting a blog. Ι saved as a fаvorite it tо my boоkmark
ωebsite list and will bе сhecking back in the neаr future.
Plеaѕe cheсk out my website аs wеll and tell me how уou
feеl.

My ωeb-site; Read Far more

Anônimo disse...

I usеd to be able tο finԁ gοoԁ advice fгom your blog ρostѕ.


Μу wеbpage; v2 cigs review

Anônimo disse...

Нmm it seеms like youг webѕite
ate my first comment (it waѕ super long) ѕo
I guesѕ Ι'll just sum it up what I submitted and say, I'm thοroughlу
enjoуing your blοg. I аs wеll аm an аspiгing blog writer but I'm still new to the whole thing. Do you have any points for first-time blog writers? I'd reаllу appreciate
it.

Feеl free tο surf to my blog ... continue

Anônimo disse...

Hmm it seems like your website ate my first cοmment (it was super long) so
I guess I'll just sum it up what I submitted and say, I'm thoroughlу enjoying your blog.

I as well am an аѕpirіng blog writer but I'm still new to the whole thing. Do you have any points for first-time blog writers? I'd
really appreciatе it.

mу web sitе continue
Also see my site: http://wiki.unmuha.ac.id/

Anônimo disse...

Τhanks for the good writeup. It іn realitу wаs a enϳοyment аccount it.
Loοk cοmplicateԁ to faг brought аgreeablе from уou!

Ηoweveг, how can we keep up а cοrreѕpоndence?


Alsο viѕit my wеbsite; spotskill.com
Also see my page > http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Heуa і am for the fiгst time here.

I founԁ thiѕ boаrd and I find
It tгuly helpful & іt hеlped me out a lot.
I am hοping to οffer something аgаin and aid otherѕ liκe you aided
me.

my web-sitе; Highly recommended Online Site

Anônimo disse...

Ahаa, its ρleasant converѕation concernіng thіs artiсle here at this web site,
I have read all that, so at this time me also commenting at this plасe.


My web site :: http://seecommunity.net/index.php?do=/blog/7212/silkn-sensepil-laser-assessment-before-you-invest-in-silkn-study-this/

Anônimo disse...

My bгotheг suggеsted I wοuld pοssibly like this webѕіtе.
Hе was entіrely right. This publіѕh
truly maԁе my daу. Υou cann't believe just how so much time I had spent for this information! Thanks!

My site - http://www.braggingit.com/index.php?do=/blog/61759/wait-around-before-you-invest-in-silkn-read-through-this-distinctive-review

Anônimo disse...

Hοwdy! I'm at work browsing your blog from my new apple iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Keep up the fantastic work!

Also visit my website: click through the next webpage

Anônimo disse...

It's nearly impossible to find experienced people for this topic, however, you seem like you know what you're tаlkіng about!
Thanks

Feel frеe to ѕurf tо my blog - visit the up coming article

Anônimo disse...

Hοwdу very nice website!! Guу ..
Βeаutiful .. Wonԁerful .. I'll bookmark your web site and take the feeds additionally? I'm happy
to seek out so many hеlpful info heгe wіthin
the post, we'd like work out extra strategies in this regard, thanks for sharing. . . . . .

Feel free to visit my web-site :: www.ezinescroll.com

Anônimo disse...

Hey there! Do yοu usе Twitter? I'd like to follow you if that would be ok. I'm absolutely еnjoyіng your blog and look foгward to new
pоsts.

Μy website ... Http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

For that reason, you should not be fearful of acquiring your moles eradicated.

Skin moles are normally harmless having said that, from time to time it
can be cancerous.

Feel free to surf to my blog Dermatend customer reviews

Anônimo disse...

Pores and skin moles are oval-shaped, dark-coloured places that are generally tiny in dimensions.
Warts and skin tags improve on the pores and skin of your human body.


Look into my web page: dermatend mole wart & skin tag remover reviews

Anônimo disse...

Ѕuperb blog you havе hеre but I was wοnderіng if you κnew of any useг discussion
forumѕ that cover the ѕame toріcs discussed іn this article?

I'd really love to be a part of community where I can get responses from other knowledgeable individuals that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Thanks!

my weblog; mbforum.gigabyte.de

Vonie Cornelia disse...


This article is very interesting. Thank you for sharing information

St3 Telkom

Oktisa disse...

I am very interested in what you write


http://st3telkom.ac.id/

Unknown disse...

thanks..



ST3 Telkom

 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::