quinta-feira, setembro 14, 2006

Samba da Benção - Vinicius de Moraes


Caro Leitor, agora que as regras do jogo estão postas darei algumas informações sobre seu personagem recém adquirido em forma de blog.
Sou, Brasileiro, solteiro, 24 anos, branco, jornalista.
Quem quiser me entender precisa saber que prefiro a guitarra de Clapton à de Hendrix, a beleza de Audrey Hepburn à de Marylin Monroe. Que sou azarado e tenho um pouco da maldição dos Buendia de Gabriel Garcia Márquez. Que amo música e odeio pagode. Corinthiano, maloqueiro e sofredor no coração.
Beatlemaniaco, cinéfilo, Lennon e Kubrick. Ouvinte atento de vozes urbanas como Chico Buarque e Oswaldo Montenegro, de oráculos como Raul Seixas.
Amo sempre a mulher certa na hora errada. Sempre. E isso parece que não vai mudar tão cedo.
É aqui que entra o Samba da Benção.
Coisas em que eu não acredito: sorte, um mundo mais justo e pagode bom. Não existe pagode bom, mas o que muitos confundem com esse tipo execrável de música é o samba.
O samba é uma bossa embalada, com uma ponta de dor e uma alegria fingida e despretensiosa. Todo mundo que ouvir com calma um cara como o Vinicius, nosso poetinha, vai perceber como o samba é puro e diferente de qualquer outro ritmo. Uma cachaça envelhecida em um barril mágico.
Todo mundo tem um pouco de bossa e samba na vida, um sentimento ferido e machucado que impede a banalidade do existir. Imagine como seria banal ser feliz. Não ter nada para lutar ou almejar, seres perfeitos sem espada ou escudo, sem guerra, sem paixão, sem morte e conseqüentemente sem vida.
O que traz graça a nossa vida é a vitória, é poder trepudiar em cima do derrotado, é o gosto da superação, é sofrer com a derrota e aprender com ela. É a vida movida a total flex por paixão e ódio. Se quisesse uma vida igual a de uma samambaia conquistaria somente as mulheres fáceis e lutaria somente as batalhas que a vitória é certa, como não sou assim, fico como estou, querendo um dia ter mais dinheiro do que eu possa gastar, desejando sempre a mulher que eu não posso ter, continuarei amando até o fim meus amigos e odiando meus inimigos, desejando o bem de poucos e a desgraça de muitos. Não nasci para o pagode, nasci para o samba e o mestre Vinicius já dizia ...
Pra fazer um samba é preciso um bocado de tristeza.....

5 Comentários:

Anônimo disse...

finalmente o senhor consegue fazer algo direito, japonês!!!!
o blog tá mto bom....
e parabéns pelos textos!
falows!
agora divulga essa porra!

Felipe Brisolla disse...

Eh claro que se a arrogancia do texto foi algo pretendido por uma questao estetica, tudo fica mais facil de ser entendido, agora ca entre nos, vc exagerou!!! Mas eh como vc disse, eh um Blog opinativo, e a cima de tudo, eh todo SEU, e nele vc faz o que quiser!!! De certa forma nao fiquei ofendido por mim, mas sim pela massacrante maioria de pessoas que tem que ralar o cu o dia todo, e nao tem o menor acesso a porcaria nenhuma... Eh uma triste realidade...ou nem tanto..quem sabe!! desculpe pela critica indireta, mas nao pude evitar!! Foi mais forte do que eu!!! Ateh mais velhinho, e um grande abraco!!! Tomaremos uma gelada para falar desse assunto!!!

Felipe Brisolla disse...

Ahh e parabens pelo Blog!! Eh de muito bom gosto por sinal!!

Anônimo disse...

Aprendi muito

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::