sexta-feira, outubro 13, 2006

Cães de Aluguel - Quentin Tarantino

Você já viu um cão de aluguel ?

Acredito que muito da proposta de Tarantino para seu debute na história do cinema já começou no momento da escolha do nome. Reservoir Dogs.

O cão é tido como símbolo de fidelidade, de honra de dedicação ao seu senhor, e assim sendo, não é possível que exista um “cão de aluguel”. Um cão só guarda uma casa, protege seu dono e abana o rabo feliz pela relação direta de amor e servidão que tem para com seu dono, algo que não pode ser vendido, tão pouco alugado. O roteiro todo gira em torno de fidelidade, confiança e desconfiança, relações entre os “cães” e seus “donos”.

Joe Cabot, é o dono do canil, que contrata para um grande roubo de diamantes seis homens que não sabem nada um sobre o outro. Só ele conhece seus cães. Não existe o falso moralismo piegas de que o roubo será um trabalho de equipe e a confiança é fundamental. O que existe é um retrato fiel das relações marginais.

Os contratados não possuem nomes, são tratados por cores. Mr. Pink, Mr. White, Mr. Orange e assim por diante, são desencorajados a ter conversas pessoais que possam em um possível fracasso comprometer o resto do bando. É nessa tênue linha de confiança que a tensão surge. O assalto falha, um dos homens é ferido, alguém é o traidor e tudo se afunila
com o encontro dos cães em um galpão, onde decisões devem ser tomadas enquanto um deles morre.

O resto é Tarantino em estado bruto. Diálogos inverossímeis de tão bem planejados, como a discussão de Like a Virgin em uma mesa de café, ou ainda os ternos e óculos estilizados dos protagonistas. Tudo é referência, tudo é cultura pop.

A trilha sonora é boa até mesmo quando serve de pano de fundo para mutilações e torturas. A violência está sempre presente, mesmo que de forma implícita, todo revolver que é sacado durante o filme descarrega uma saraivada de balas, mesmo que só uma acerte. Sempre existe a possibilidade de alguém atirar em alguém, de uma orelha ser arrancada, de alguém morrer de tanto sangrar ou de pares de 49 serem sacados sem motivo aparente.

O ar durante o filme parece rarefeito, uma vez que a maior parte das filmagens se passaram em um galpão; uma alternativa inteligente para quem tinha um orçamento enxuto e não podia desperdiçá-lo.

A narrativa segue a sacada que Akira Kurosawa teve em Rashômon(1950) onde um mesmo fato é contado a partir de pontos de vista diferentes.

Cães de Aluguel, foi o filme responsável por Tarantineizar Tarantino. No segundo filme do diretor, Pulp Fiction que logo receberá um post, todos já falavam em diálogos a lá Tarantino, violência aos moldes de Tarantino, cinismo e inserções de cultura pop com o estilo de Tarantino, agora me responda, quantos diretores conseguem estabelecer uma marca com 2 filmes ? Alguns passam a vida toda e dezenas de filmes sem que ninguém reconheça o diferencial por trás das câmeras .

Em uma definição genérica, um filme de macho com cérebro, portanto não assista com a namorada. Assista com um bom whisky e filosofe sobre Tarantino e as relações sociais...





Mr Pink And Like a Virgin Aqui

Filmografia de Quentin tarantino Aqui

3 Comentários:

Bruno Calixto disse...

Cara, que estranho... la no blog opiniaofc o coxinha falou que ia falar do mesmo assunto que eu... aí eu entro aqui e me deparo com Tarantino, de quem acabei de escrever no meu blog! Essas coincidencias dão medo... hehehehe

Tarantino é um dos meus diretores favoritos, e ainda to saboreando o Pulp Fiction que revi ontem... mas cães de aluguel ainda não assisti... vou ver se aproveito a ideia de ver com um bom whiskye.. hehehe

Anônimo disse...

não sou nenhum entendedor, o senhor sabe..... sou mais um grande curioso, que gosta de ouvir e ver muitas coisas, ler mais tantas e aproveitar o prazer que essas coisas oferecem... cults, populares... não importa.... mas o senhor bem sabe tbm do meu bom gosto para mulheres, e creio que consigo extender esse bom gosto para os meus palpites e minhas curiosidades cinematográficas, musicais e literárias...
bom, todo esse discurso para quê?
só para dizer que achei mesmo cães de aluguel tudo o que você disse, e eu não conseguir dizer tão bem só me faz ver que você tem que trabalhar nessa área mesmo, meu amigo!!
parabéns pelos ótimos textos... e pelo conhecimento!
abraço

Anônimo disse...

sou mulher e amooo o quentin tarantino, coloquem no youtube a teoria do quentin tarantino, cara é do caralho, tds os filmes dele na verdade é um só....

 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::