quinta-feira, outubro 19, 2006

Seguridad Social


O rock já foi mais romântico. E quando eu falo de romantismo, não digo no aspecto sentimental da coisa. Falo no romantismo das novelas de cavalaria, dos épicos, dos grandes movimentos; que no rock se traduzia através de guitar heroes morrendo de overdose e saindo da vida para entrar para a historia, a construção do rock´n´roll foi feita a partir de almas, de Woodstocks, de LSD e principalmente atitude. Quando Hendrix tocava nos dentes sua guitarra isso era alma, quando os Beatles se trancaram para gravar Helter Skelter absolutamente drogados e saíram do estúdio com uma versão de 21 minutos da música isso era rock. Nem grandes movimentos temos mais. O último romântico a morrer no mundo do rock foi o grunge, e depois do punk foi só arremedo. Brit pop, indie rock, e derivados são mais conceitos que movimentos, mais técnica que atitude.Não estou falando de qualidade e apuro musical e sim de sangue, de desejo, de paixão. Emocore é o resto do resto, o punk que não deu certo.
Por isso que quando eu vejo Wish You Were Here sendo tocado quase que sem solo, numa pegada reggae quase que desconfortável eu sinto que pequenos lapsos de ousadia ainda existem no rock, como suspiros fora de época. O grupo Seguridad Social, nasceu na Espanha mas traz em seu DNA uma herança punk, que as vezes aparece nas músicas calculadamente cruas, nos vocais que falham e desafinam de forma proposital e na atitude.
Confesso ainda estar digerindo o estilo, algumas características fogem do punk convencional com solos trabalhados, overdubs caprichados e um trabalho de power trio que lembra o hard rock. Em outros momentos o rock acelera para um vocal rap, com a mesma facilidade que as guitarras ficam lentas e lembram os arranjos de Bi Ribeiro e Herbert Vianna no início dos Paralamas. Em certos momentos a confusão é tamanha que você sente até o ritmo flamenco na guitarra do Seguridad, mais espanhol impossível.
Confira porque é assim que soa o bom rock, com mais perguntas que respostas e dessa vez com o charme latino.

DISCOGRAFIA

1 Comentário:

Carcará Intrigado disse...

Grande dica!
Banda muito maneira.
Massa as postagens de teu blog!

 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::