sexta-feira, outubro 06, 2006

Kubrick em Cinco Passos

Sabe o best of que reúne sempre em um cd as supostas melhores músicas de um cantor ou banda ?
Bom a série “Diretor em Cinco Passos” tentará fazer isso. Mostrar em cinco filmes o indispensável da filmografia de grandes diretores. Como em qualquer Best of... muitas injustiças serão cometidas e nem todas grandes obras entrarão nessa seleção. Quem quiser pode consultar a filmografia no fim do post e ir atrás dos injustiçados por esse que vos fala.


Stanley Kubrick

Nascido: 26 de julho de 1928, New York, NY
Faleceu: 07 de fevereiro de 1999, London, UK

Um diretor impossível de ser descrito com frases comuns, convencionais. Assim como seu cinema dizia muito, de forma às vezes subjetiva, abstrata, mas sempre coerente, tentarei utilizar cenas de seus filmes para compor seu perfil como diretor, ou ficaremos o dia inteiro aqui descrevendo esse gênio.

Filme: Lolita – Cena – Humbert chega ao jardim e se depara com Dolores Haze ao sol com um maio. Baseado na obra de Nabukov, o roteiro todo mundo conhece. Adaptação a altura da obra original. Uma lição de enquadramento, direção e técnica. Quando Humbert chega ao jardim o filme começa a transbordar sensualidade, sem em nenhum momento mostrar a ninfeta titulo desnuda o diretor mexe com cada poro do macho espectador. O sexo e a subversão fica por sua conta. Subliminar, quente e quase erótico, mas só na sua cabeça. Se a censura soubesse....

Filme: Dr. Fantástico - Cena – Bombas caem enquanto uma marcha é assoviada diante do olhar displicente de soldados em um avião – Cinema frio e denso. Calculista e maquiavélico. Um humor negro, caústico e quase diabólico faz com que Kubrick mexa exatamente nas feridas mais abertas da sociedade, da sexualidade reprimida pela censura em Lolita, até essa critica incisiva ao comportamento belicista de seu país. O amor do homem pela guerra se torna uma deliciosa comédia que traz ironia até no nome orinal Dr. Strangelove, ou Doutor Estranhoamor, satirizando a paixão do mesmo pelas bombas. Mais uma vez a nossa central brasileira de “aportuguesamento e inteligência” traduziu errado e o filme virou Dr. Fantástico.

Filme:2001 – Uma Odisséia no Espaço – Cena – Valsa no Espaço com naves–
Icônico ? Metafórico ?Existencialista ? Sim tudo isso, até a critica ficou confusa e não soube o que dizer na época. Só depois que o filme virou base para os próximos 30 anos de produção cinematográfica na área de Ficção Cientifica em efeitos especiais e conceituação é que a critica elevou o filme ao patamar de clássico e obra prima. Tem muito pseudo intelectual que não sabe até hoje o que é o filme preferindo a resposta genérica que se trata de uma metáfora sobre a evolução humana e a busca pela verdade através do monólito negro, que contém o segredo da criação. Isso até o macaco do começo sabe.

Filme: Laranja Mecânica - Cena – Estupro de uma mulher e espancamento de um cidadão ao som de Singing in The Rain: Subversivo sim, omisso nunca. Laranja Mecânica é uma critica a degradação da sociedade, com ultraviolencia ao som de Beethoven e uma fotografia impecável o filme não esconde atrás dos cortes a realidade, um estupro é um estupro dentro ou fora do cinema. Cada detalhe é escolhido, do cenário a música. A cultura de elite que entenda como quiser, eu captei a mensagem. E você ?

Link para o download da ótima trilha sonora do filme aqui

O Iluminado – Cena – Jack Nicholson com um machado arrebenta a porta para alcançar uma criança e uma mulher em um hotel isolado no meio do nada.
O último ponto a ser comentado sobre a direção de Kubrick é seu domínio do elenco. Seu perfeccionismo exigia que as cenas fossem filmadas 20, 30 ou 50 vezes até a que atingissem o resultado esperado. O thriller baseado na obra de Stephen King prende a respiração. Gêmeas mortas em corredores, um menino que fala com o próprio dedo e um pai que quer trucidar a família com um machado ganham requinte nas interpretações arrancadas com maestria pelo diretor.


B Sides –
Nascido para Matar - Cena 1 – Soldados americanos “passeiam” pelo Vietnam ao som de The Bird do Ramones.
Cena 2 - Grupo de soldados americanos é emboscado por uma atiradora de elite vietnamita.

1. Fear and desire (1953)

2. A morte passou por perto (1955)

3. O grande golpe (1956)

4. Glória feita de sangue (1957)

5. Spartacus (1960)

6. Lolita (1962)

7. Doutor Fantástico (1964)

8. 2001- Uma Odisséia no Espaço (1968)

9. Laranja mecânica (1971)

10. Barry Lyndon" (1975)

11. O iluminado" (1980)

12. Nascido para matar (1987)

13. Eyes wide shut (1999)

1 Comentário:

Bruno Calixto disse...

Realmente todo o "top 5" é injusto. Eu, por exemplo, nunca deixaria de fora o último Kubrick, Eyes wide shut, principalmente em razão dos diálogos (cena 1: Kidman e Cruise discutindo a relação depois de fumarem maconha; cena 2: Encontro e diálogo de Cruise com a segunda prostituta).
Outra coisa, acho muito estranho pensar 2001 como ficção científica. O filme tem a aura de "clássico", enquanto a ficção científica é considerada, muitas vezes, como um estilo menor. Claro que o próprio Kubrick desmente isso com Laranja Mecânica.

 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::